Não é só para a saúde do meio ambiente que a madeira colabora! A saúde do homem também se beneficia muito quando esse material natural é a escolha para os espaços onde vive e trabalha.
Inúmeros estudos tem revelado o poder desse material para a saúde física e mental das pessoas. Está comprovado, por exemplo, que a cor natural da madeira quente influencia positivamente o estado de espírito, acalma o sistema nervoso e cria condições favoráveis para a recreação e a meditação.
Uma das formas da madeira agir positivamente sobre nós é através da umidade que ela proporciona ao ambiente. Ela tem a facilidade de manter a umidade dentro dos níveis adequados (40% – 70% de umidade relativa) para a saúde e o bem-estar humano. Isso acontece porque as paredes de madeira absorvem a umidade e vão irradiando pouco a pouco conforme a necessidade, a fim de que a umidade interna mantenha-se sempre a mesma que a externa. É por isso que as casas de madeira permanecem aconchegantes e acolhedoras, independente da temperatura lá de fora. É a inteligência da natureza trabalhando ao nosso favor.
É importante lembrar que ambientes com umidade inadequada podem provocar diversos problemas de saúde, principalmente respiratórios como alergias, infecções respiratórias e até a propagação de bactérias e vírus. A qualidade do ar, de maneira geral, é superior em ambientes com a presença de madeira, pois, segundo a Work Mind, plataforma dedicada a edifícios saudáveis e ao bem-estar dos ocupantes, a madeira reduz a liberação de formaldeído e demais compostos orgânicos voláteis nos ambientes.
A própria sensação de calor que a madeira cria traz sobre a maioria de nós um efeito positivo sobre a nossa disposição e bem-estar. É comum que as pessoas tenham pensamentos mais alegres e positivos quando tocam a madeira ou simplesmente sentem o seu cheiro.
Ao contrário do que acontece em ambientes urbanos, onde predominam as construções em alvenaria, o simples fato de olhar por alguns minutos para um ambiente natural oferece benefícios significativos como um aumento da atividade cerebral e um ritmo cardíaco e uma tensão arterial de maior estabilidade.
Falando em centros urbanos, as consequências do uso da madeira para pessoas que trabalham em espaços construídos em madeira são extraordinárias. Segundo estudos, é possível perceber nos profissionais uma melhora na produtividade, na clareza de pensamentos, na capacidade de compreensão, no aumento do impulso criativo, no humor e no trato com problemas. Além disso, estar rodeado de madeira cria associações positivas em relação ao local de trabalho, fazendo com que os colaboradores sintam-se mais engajados na empresa.
Em tempos cada vez mais acelerados e caóticos, vale a pena optar pela madeira como aliada no combate a doenças do corpo e da mente. Para quem quer ter um estilo de vida saudável, não há dúvidas de que o melhor material para se ter contato, seja na construção, na mobília ou na decoração, é a madeira.
Para ter uma solução perfeita em termos de qualidade de vida, aproveite a tendência da combinação da madeira com o design biofílico. São duas escolhas que farão diferença não apenas na estética e na qualidade do espaço, mas na saúde de quem vai usufruir dele.